Homepage da HICE relacionada ao 
Novo Coronavírus

Sites úteis

CLAIR – Council for Local Authorities for International Relations
NHK World

Bureau do Controle de Imigração

Ministério do Trabalho

Ministério do Trabalho

COMUNICADO DA PREFEITURA DE HAMAMATSU

15 de maio

A prefeitura de Hamamatsu informa que, o PRAZO para a solicitação ANTECIPADA do Auxílio Extraordinário de Valor Fixo (100.000 ienes), foi ALTERADO para o dia 22 de maio (sexta-feira).

Aos que necessitarem de auxílio no preenchimento, entre em contato com a HICE (053-458-2170).


7 de maio

O governo nacional prorrogou até o final de maio, o estado de emergência para todo país.

Contamos com a contínua colaboração dos moradores para permanecer em casa, não se deslocar para outras províncias, viagens, etc., exceto em caso de urgência ou necessidade.

Ademais, solicitamos evitar as três condições: “ambiente fechado (mippei), aglomeração (misshu), contato próximo (missetsu)”.

Para evitar a propagação da epidemia, vamos lavar as mãos, manter distanciamento social, etc.

 Referência:Homepage da prefeitura de Hamamatsu

 Referência: Homepage do Centro Intercultural de Hamamatsu


1 de maio

A prefeitura de Hamamatsu comunicou HOJE (1/maio) que, as aulas nas escolas do Shogakko e Chugakko continuarão SUSPENSAS até o dia 31 de maio.

Fiquem atentos às orientações das escolas!

Mais detalhes acesse o link abaixo (em japonês): https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/somu/taiou11.html


21 de abril

Mensagem do prefeito de Hamamatsu

Apesar da Declaração do Estado de Alerta, peço a colaboração dos cidadãos para agirem com calma e que não façam compras em demasia.

Ainda, a fim de evitar aglomerações de pessoas, gostaria de pedir aos proprietários de restaurantes, bares, clubes, karaokê, live houses dentre outras instalações para o lazer e entretenimento da cidade, para que fechem os seus estabelecimentos a partir de 25 de abril ao dia 6 de maio. Para pequenas e médias empresas que atenderem ao pedido, haverá uma gratificação de 500.000 ienes, e aos que possuem mais de 1 estabelecimento, 1.000.000 ienes.

https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/…/emerge…/korona.html

 

8 de abril

Confirmado o 4º caso de coronavírus em Hamamatsu!

A prefeitura de Hamamatsu acredita que o contágio ocorreu na cidade de Kyoto, onde o infectado foi a passeio no dia 21 de março.

No dia 30/03, apresentou febre de 37.5C, foi trabalhar usando máscara e manteve a distância acima de 5m com os demais funcionários.

O infectado é um japonês, faixa etária de 60 anos, sexo masculino, residente com a esposa no distrito Naka.

O paciente já se encontra internado no hospital; a esposa e demais pessoas da família, inclusive o médico, que tiveram contato próximo (total 4 pessoas) também farão o exame de Covid-19.

Detalhes, no link https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/…/em…/20200408_1.html

 

7 de abril

Suspensão das aulas no Shogakko e Chugakko de Hamamatsu, a partir de 10 de abril a 6 de maio.

Aos pais das crianças do 1º , 2º e 3º ano do Shogakko da cidade de Hamamatsu:

Durante o período de suspensão das aulas, caso não seja possível ficar com a criança em casa devido ao trabalho, entre em contato com a escola.

Detalhes, veja o link em japonês: https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/somu/taiou08.html

 

7 de abril

O Primeiro Ministro Abe Shinzo declarou Estado de Emergência para 7 províncias (Tóquio, Osaka, Hyogo, Saitama, Chiba, Fukuoka e Kanagawa).

A cidade de Hamamatsu não está inclusa, porém decidiu-se suspender as aulas do Shogakko e Chugakko, a partir de 10 de abril a 6 de maio de 2020, como medida de contenção do Covid-19.

Inclusive, HOJE, o prefeito publicou uma mensagem aos cidadãos, ressaltando a importância de FECHAR AS PORTAS PARA O VÍRUS, evitando deslocar-se ou aceitar visitas de pessoas vindas das regiões com alto índice de infectados.

Veja a mensagem na íntegra no link: https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/…/korona_shicho0407.…

 

4 de abril

Hamamatsu confirma 3o caso de coronavírus

Por tratar-se da esposa do primeiro infectado em Hamamatsu, a paciente já estava sob quarentena, portanto não houve contato com outras pessoas.


2 de abril

Hamamatsu confirma 2o caso de coronavírus

O paciente infectado teve os primeiros sintomas em 24 de março, e por ter sido constatado que estava com pneumonia, foi encaminhado para um hospital para fazer o exame de coronavírus. Com o resultado positivo em 31 de março às 20h, o paciente está internado no hospital desde o dia 1 de abril.

O paciente é japonês, na faixa etária dos 30 anos, sexo masculino, residente na cidade de Hamamatsu, distrito Naka, assalariado, e o seu estado de saúde é leve (pneumonia leve).

Histórico até a confirmação da infecção:

20/mar (sexta) – Partida de Hamamatsu no período da manhã; pernoite num hotel na cidade de Kyoto

21/03 (sábado) – Retorno da estação de Kyoto para Hamamatsu de shinkansen

24/03 (terça) – Ida ao trabalho de ônibus. Ao retornar para casa, começou a sentir calafrio

25 ao 29/03 – Teletrabalho em casa

31/03 – Resultado do teste de coronavírus positivo

- As pessoas que tiveram contato com o infectado (duas empresas, um motorista de táxi e um visitante), estão todos em casa de quarentena, e futuramente elas serão submetidas ao exame de coronavírus.

- Através das câmeras de segurança das lojas visitadas pelo infectado, foi confirmado que não houve contato próxima com pessoas (as lojas já foram devidamente desinfectadas).

- Quanto ao táxi, a ventilação, limpeza e a desinfecção foram realizadas imediatamente após o desembarque do paciente infectado.

- O ônibus que pegou para ir ao trabalho, estava relativamente vazia, e a duração foi de 10 a 15 minutos. A empresa de ônibus já foi informado sobre o caso.

 

2 de abril

Lançamento de um novo site da cidade de Hamamatsu sobre COVID-19.

Informações sobre a quantidade de testes realizados, número de casos positivos, o estado de saúde dos pacientes, dentre outras informações de Hamamatsu, relacionadas ao coronavírus.

https://stopcovid19-hamamatsu.netlify.com/

 

31 de março

A prefeitura de Hamamatsu solicita que, na medida do possível, evitem deslocar-se para cidades com grande incidência de pessoas infectadas pelo coronavírus (Tóquio, Nagoya, Osaka, dentre outras cidades).

Inclusive, pede-se a cooperação dos cidadãos para não frequentar locais fechados, tumultuados e onde o contato com outras pessoas seja muito próximo. A prefeitura ressaltou também a importância de: lavar as mãos, fazer gargarejo, manter a etiqueta na hora de tossir ou espirrar; e não se apavorar, agindo sempre com muita cautela.

O lema agora é “Vamos fechar as portas para o vírus!”

 

29 de março

A prefeitura de Hamamatsu confirmou ontem (28), o primeiro caso de coronavírus em Hamamatsu.

O infectado trabalha como autônomo, tem nacionalidade japonesa e atualmente está internado no hospital.

28 de fevereiro

Em resposta à solicitação o governo central, a cidade de Hamamatsu, a princípio, decidiu suspender as aulas durante o período de 3 à 15 de março nas escolas públicas do ensino fundamental I e II (shogakko e chugakko) e ensino médio (kouko).

Aconselhamos aos pais que fiquem atentos às instruções da escola, que podem diferir conforme o estabelecimento.

Mais informações veja na homepage da prefeitura 

https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/

 

28 de fevereiro

Os eventos com as características abaixo, promovidos pela prefeitura de Hamamatsu e com realização prevista até 15 de março serão cancelados ou adiados.

- Eventos de médio ou grande porte em ambientes fechados;

- Eventos em que serão servidos alimentos e bebidas, independentemente de serem em ambientes abertos ou fechados;

- Eventos que reúnam muitos idosos ou gestantes.



TRABALHO

■ Informações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar

O subsídio do governo japonês para proteger o emprego dos trabalhadores, é válido para japoneses e ESTRANGEIROS.

 ** Caso tenha problemas com o empregador referente ao KYUGYO TEATE (subsídio por folga forçada) ou YUKYUU (folga remunerada), entre em contato com a Agência de Inspeção Trabalhista da sua jurisdição. No caso da cidade de Hamamatsu, o telefone é: 053-456-8147 - atendimento em português de segunda a sexta, das 10h às 16h (exceto das 12h-13h) .


AUXÍLIO FINANCEIRO

Auxílio Extraordinário de Valor Fixo (100.000 ienes)

Para pessoas registradas na prefeitura de Hamamatsu até o dia 27 de abril, a prefeitura encaminhará o formulário de requerimento ao representante da família (Setai Nushi) pelo correio. Preencha o formulário, anexe uma cópia do documento de identificação (Zairyu Card ou carteira de motorista) e da caderneta do banco, e envie-o de volta através do envelope resposta até o início de setembro de 2020.

▶ Caso deseje fazer a solicitação antecipada (Souki Tokubetsu Shinsei), o formulário está disponível nas subprefeituras, Kyodo Center, Fureai Center e também na homepage da cidade para download.
Após o preenchimento do formulário, anexe uma cópia do documento de identificação e da caderneta do banco e envie via CORREIO para: 〒430-8652 Hamamatsu-shi, Naka-ku, Motoshiro-cho 103-2 Tokubetsu Teigaku Kyuufu Kin Jimukyoku.

A inscrição de emergência vai até o dia 22de maio de 2020 (postagem válida até essa data)

▶ Aos portadores do cartão My Number (com foto), será possível fazer o pedido via internet (necessário inserir a senha do cartão).          A solicitação poderá ser feita até início de setembro de 2020.

Dúvidas poderão ser esclarecidas, em japonês, no Call Center pelo telefone 053-457-2545, das 9:00 às 17:15 horas.

Em outros idiomas, no Centro Intercultural de Hamamatsu pelo telefone 053-458-2170, das 9:00 às 17:00 horas, exceto às segundas-feiras.

Panfleto em português

EMPRÉSTIMO FINANCEIRO

O governo japonês criou um Sistema Emergencial de Empréstimo Financeiro às pessoas que estão passando por dificuldades, devido à redução de renda ou perda do trabalho, em consequência do novo coronavírus.

A princípio, o valor será de 100.000 ienes e, dependendo do caso, até 200.000 ienes.
Não há necessidade de fiador, tampouco haverá cobrança de juros.

Requisitos:

- Previsão de residir no Japão por longo período

- Ser residente na cidade de Hamamatsu por mais de 3 meses.

- Compreender o idioma japonês


Detalhes, entre em contato com o Conselho de Bem-Estar Social (Shakai Fukushi Kyogikai) – atendimento em japonês

Naka-ku e Minami-ku 053-453-0586

Higashi-ku 053-422-3737

Nishi-ku 053-596-1730

Kita-ku 053-527-2941

Hamakita-ku 053- 586-4499

Tenryu-ku 053-926-0322

Se preferir, dúvidas poderão ser esclarecidas também no Centro Intercultural pelo telefone 053-458-2170 (atendimento em português de terça a domingo, das 9h às 17h).

PARA QUEM ENFRENTA DIFICULDADES FINANCEIRAS

1 de maio

A prefeitura de Hamamatsu disponibilizará 5 apartamentos municipais para aqueles que, devido ao coronavírus, estão sujeitos a perder a moradia.

▶Público alvo

- Pessoas que precisam desocupar o alojamento da empresa;

- Pessoas que, por terem perdido o auxílio moradia da empresa, não têm condições de pagar o aluguel;

- Ou, por motivos diversos, terão que desocupar a moradia atual.

▶Requisitos

- Ser residente em Hamamatsu

- Pessoa solteira ou com família (não serão aceitas as pessoas que não sejam familiares)

- Os membros da família não devem ter ligação com grupos mafiosos

- Caso tenha residido nos apartamentos municipais no passado, não deve ter histórico de inadimplência.

▶Período da permissão de residência é de 3 meses (podendo ser prolongado por, no máximo, 1 ano)

▶Local: Nakatajima Danchi, em Minami-ku

▶ Valor do aluguel será de 18.000 ienes/mês e o do estacionamento 2.000/carro. Não há necessidade de pagar a luva.

▶ Despesas de água, luz, gás e taxa da associação do bairro (Jichikai) serão à parte.

 

São apenas 5 vagas e as inscrições serão por ORDEM DE CHEGADA, a partir das 9h até as 17h, do dia 11 DE MAIO, SEGUNDA-FEIRA.

 

É necessário trazer documentos que comprovem a perda da moradia (Carta de demissão, ordem de despejo etc.,) e documento de identificação de todos os membros da família (carteira de habilitação, cartão do seguro, my number card dentre outros).


■ Conta de água

Para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras devido às consequências do Covid-19, o pagamento da conta de água e esgoto da cidade de Hamamatsu poderá ser negociado no Departamento de Água e Esgoto (Hamamatsu-shi Jouguesuibu) pelo telefone 053-474-3631, ou pessoalmente (Hamamatsu-shi, Naka-ku, Sumiyoshi 5-13-1). Atendimento em japonês.

Caso não fale o idioma japonês, entre em contato com a HICE (053-458-2170).

■ Contas de telefone celular

Aos usuários dos telefones celulares da NTT Docomo, AU KDDI e Softbank, que enfrentam dificuldades no pagamento das tarifas telefônicas devido ao COVID-19. poderão solicitar uma prorrogação do prazo de pagamento até o final de junho


■ Adiamento para pagamento de impostos municipais em 2020

Caso esteja enfrentando dificuldades para deixar as contas em dia, entre em contato com a Divisão de Medidas de Recolhimento de Impostos da prefeitura (Hamamatsu-shi Shuno Taisaku-Ka) para negociar o prazo de pagamento, pelo telefone 053-457-2251.


AOS AUTÔNOMOS E EMPRESÁRIOS

■ Ajuda do governo central

A partir de 1 de maio, é possível fazer a solicitação da ajuda financeira do governo central de até 1.000.000 de ienes para AUTÔNOMOS (inclusive freelancer) e máximo 2.000.000 ienes para empresas!

A solicitação é apenas via online e o preenchimento em idioma japonês.

https://www.jizokuka-kyufu.jp/


■ Ajuda da prefeitura de Hamamatsu

A partir de 7 de maio, será possível fazer a SOLICITAÇÃO para o recebimento da GRATIFICAÇÃO de 500.000 ienes para autônomos e 1.000.000 ienes para empresas que suspenderam suas atividades (25/abr-6/mai) a pedido da prefeitura.

O formulário já está disponível na homepage da cidade e a solicitação deverá ser feita via correio. Caso prefira fazer o pedido via online, favor aguardar até o dia 11 de maio (segunda-feira).

O Call Center atende das 10h às 17h pelo telefone 053-451-2351, até o dia 31 de agosto de 2020. 

AUXÍLIO ALUGUEL

21 de abril

O auxílio para pagamento do aluguel “Jutaku Kakuho Kyufukin”, anteriormente voltado para as pessoas desempregadas, foi ESTENDIDO para pessoas que enfrentam dificuldades financeiras para pagar o aluguel, devido à REDUÇÃO DE RENDA.
As inscrições poderão ser feitas na subprefeitura (Shakai Fukushi Ka) ou no Tsunagari (053-546-0500).

3 de abril

As pessoas que estão sem emprego e com dificuldades de pagar o aluguel da moradia, CASO ATENDA AOS REQUISITOS, poderá utilizar o “Jutaku Kakuho Kyufukin”.

☝As condições para o recebimento do benefício variam conforme a cidade.

No caso de Hamamatsu, para mais informações, entre em contato com a HICE pelo telefone 053-458-2170. (atendimento em português de terça a domingo, das 9h às 17h)

CONSULTAS SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

6 de maio

A prefeitura de Hamamatsu disponibilizou atendimento telefônico para assuntos relacionados ao coronavírus. O atendimento em português e espanhol é das 8:30 às 17:15 horas, durante a semana, exceto às quintas-feiras.

Telefone:  053-453-6118

Informações: Hamamatsu-shi Seikatsu Eisei-ka (Divisão de Saneamento e Higiene Pública)

 

2 de abril

Lançamento de um novo site da cidade de Hamamatsu sobre COVID-19.

Informações sobre a quantidade de testes realizados, número de casos positivos, o estado de saúde dos pacientes, dentre outras informações de Hamamatsu, relacionadas ao coronavírus.

https://stopcovid19-hamamatsu.netlify.com/

PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

■ Consultas às vítimas de Violência Doméstica

Ligação gratuita: 0120-279-889 (atendimento das 12h às 22h, inclusive em idioma português) 


Auxílio Extraordinário de Valor Fixo (100.000 ienes) para vítima de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Mesmo que NÃO esteja residindo no endereço registrado na prefeitura, poderá receber o auxílio financeiro e o de seus acompanhantes, desde que comunique à prefeitura mediante apresentação do COMPROVANTE de violência doméstica ou documento da ordem de proteção judicial emitido pelas autoridades competentes.

 https://www.city.hamamatsu.shizuoka.jp/fukushisomu/r2teigkukyuufukin_pre.html

VISTO

3 de março

Informações sobre as medidas de prevenção contra o CORONAVÍRUS da Immigration Services Agency of Japan

Para evitar a concentração de pessoas, os pedidos de renovação, alteração do status de residência (visto), com vencimento durante o mês de março, serão aceitos mesmo após 1 mês da data da expiração.

A exceção é para os portadores do visto de turista e “Tokutei Katsudo” (Atividades Designadas em fase preparatória para partida do país) .

Mais informações pelos telefones 0570-013904, 03-5796-7112 (para telefone IP, PHS, internacional) ou na HICE 053-458-2170 (quartas-feiras, das 9h às 17h).

 

Auxílio Extraordinário de
Valor Fixo
Modelo de Preenchimento
do Auxílio Extraordinário
Modelo de Preenchimento
do Auxílio Extraordinário
Comunicado do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar 
Medidas Preventivas
contra Covid-19
Recomendação da prefeitura de Hamamatsu
Modelo de Preenchimento
do Auxílio Extraordinário

Acesso

Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE)

Tel:053-458-2170
Horário de expediente 9:00-17:30 horas
Aberto todos os dias, inclusive feriados(exceto 29/dez ~ 3/jan)
Tel.: 053-458-2170  FAX: 053-458-2197
*Atendimento em português de terça a domingo, das 9h às 17h
E-mail: info@hi-hice.jp